RECOMENDAÇÕES PARA BIENAL

ANTES DO DIA DA CONSULTA E EM TEMPO HÁBIL:

Os exames laboratoriais são realizados no Laboratório da POMED.

Para o dia da coleta: (NÃO HÁ A NECESSIDADE DE AGENDAR)

BIENAL HOMENS

Exames laboratoriais:

ABAIXO DE 40 ANOS = JEJUM DE 12 HORAS;

A PARTIR DE 40 ANOS - JEJUM 12 HORAS/PREPARO PSA (48 horas de abstinência sexual e exercício físico = caminhada/andar de bicicleta/moto);

A PARTIR DE 50 ANOS = JEJUM 12 HORAS/PREPARO PSA (48 horas de abstinência sexual e exercício físico = caminhada/ andar de bicicleta/moto)

COLETAR UMA AMOSTRA DE FEZES (coletor sem líquido).

BIENAL MULHERES

- Exames laboratoriais:

TODAS AS IDADES: JEJUM DE 12 HORAS- Horário de Coleta das 7h às 11h.

- Colpocitologia oncótica: (TODAS AS IDADES) trazer os últimos exames realizados e/ou captura híbrida para HPV. Podem ser exames antigos, com mais de um ano. Se a militar não tiver nenhum outro exame, terá que providenciar um atual.

- Mamografia (A PARTIR DE 40 ANOS): A militar poderá solicitar o pedido na seção de Bienal, pessoalmente ou pelo Telebienal. Posteriormente terá que dar entrada no INOVA para a liberação da guia do exame.

* Os exames são válidos por 1 ano ou a critério médico.

* O Teste Ergométrico não está sendo obrigatório.

NO DIA DA SUA BIENAL:

a) O militar deverá comparecer na Subseção de Bienal para fazer a triagem para a inspeção (conforme data e horário da sua convocação em BG ou de agendamento pelo Telebienal/pessoalmente), para depois ser direcionado ao CPMED, onde será atendido pelo médico da Bienal;

b) O militar deverá apresentar, na data da sua inspeção, todos os exames constantes em anexo no BG da convocação, (podendo ser em formato PDF, salvos em celular, tablet ou outro dispositivo), conforme faixa etária e cartão de vacinas atualizado (original);

* TRAGA OS EXAMES IMPRESSOS OU EM PDF. O MÉDICO NÃO FAZ CONSULTA DE RESULTADOS DE EXAMES PELO SISTEMA NO MOMENTO DA SUA INSPEÇÃO.

1). As inspeções poderão ser aproveitadas para as finalidades de promoção, reserva remunerada, e cursos, exceto os que exijam inspeção específica;

2). Militar com qualquer afastamento legal, poderá entrar em contato com o TeleBienal para reagendamento. *** NÃO DEIXE DE AVISAR, POIS ASSIM A SUA VAGA SERÁ DISPONIBILIZADA PARA OUTRO MILITAR ***.

3) *** MILITAR COM AFASTAMENTO QUE NECESSITA DA BIENAL PARA PROMOÇÃO OU OUTROS FINS, PODERÁ COMPARECER. Não devem comparecer à consulta de Bienal militares com qualquer sintoma que possa remeter à COVID-19, entre eles dor de cabeça, febre, tosse, espirro frequente, coriza, obstrução nasal, dor de garganta, sem paladar, sem olfato, com diarreia, náuseas, dor no peito, falta de ar, fadiga, fraqueza e dores no corpo. Militares sintomáticos devem procurar atendimento médico na rede credenciada;

4) Para solucionar dúvidas, informar sobre a impossibilidade de comparecimento na data agendada e outros assuntos, entre em contato, por meio de mensagem de texto, com o TeleBienal/Whatsapp (61) 9 9276 8806, de segunda à sexta das 07h30 às 12h00; ENVIE APENAS MENSAGENS DE TEXTO VIA WHATSAPP. NÃO ATENDEMOS LIGAÇÕES TELEFÓNICAS.

Os Diretores, Comandantes e Chefes providenciem:

1) A liberação dos militares;

2) Cientificar os militares colhendo assinatura de ciente, com intuito de se obter o fiel cumprimento desta convocação, pois se trata de Ato de Serviço.

- NÃO HÁ A NECESSIDADE DE COMPARECER FARDADO.

* Atente-se ao horário agendado. Militares de serviço operacional, expediente pela manhã e em cursos da Corporação, serão atendidos preferencialmente. Sempre na sequência de um atendimento normal e outro preferencial.

* A Bienal é para os bombeiros militares da ativa, a convocação será publicada em Boletim Geral no mês anterior à data do agendamento da inspeção, realizada a cada dois anos, preferencialmente no mês de seus aniversários ou conforme disponibilidade, de acordo com o seguinte critério:

I – anos ímpares (ou conforme disponibilidade): os que tenham as iniciais dos nomes entre as letras A e J;

II – anos pares (ou conforme disponibilidade): os que tenham as iniciais dos nomes entre as letras K e Z.